Maria Rosa Canellas, conhecida por Rosinha de Valença, (Valença, 30 de julho de 1941 — Ibid.,10 de junho de 2004) foi uma violonista, cantora e compositora brasileira. O nome artístico lhe teria sido dado por Sérgio Porto, que dizia que ela tocava por uma cidade inteira.
Um gravíssimo problema de saúde a retirou definitivamente do mundo artístico em 1992.
Biografia
Violonista concertista, cantora, e compositora nascida em Valença, no sul do Rio de Janeiro, Rosinha de Valença foi um dos mais importantes nomes femininos da música popular brasileira e considerada uma das matrizes instrumentais da bossa nova.
Ainda criança começou a se interessar pelo violão, assistindo aos ensaios do conjunto regional de seu irmão, Roberto. Incentivada por esse irmão, começou a estudar violão sozinha, ouvindo músicas de rádio e, aos 12 anos, com técnica impressionante, já tocava na rádio da cidade e animava festas e bailes da região. Deixou os estudos para dedicar-se inteiramente à música e, em 1963, mudou-se para o Rio. Descoberta pelo jornalista Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, que a apresentou a Baden Powell e Aloysio de Oliveira, na boate Au Bon Gourmet. De Sérgio, ganhou o nome artístico de Rosinha de Valença. Na descrição entusiasmada do jornalista, Rosinha tocava por uma cidade inteira.
Passou a tocar na boîte Bottle’s, onde ficou por oito meses, e gravou seu primeiro disco, Apresentando Rosinha de Valença (1963), pela gravadora Elenco, pertencente a Aloysio. Destacou-se como excelente instrumentista, apresentando-se em programas de televisão como O Fino da Bossa, ao lado de Baden Powell, mestre de seu estilo no instrumento. Sua atuação com Baden foi fundamental para o rumo instrumental que a bossa nova veio a desenvolver.
Viajou (1964), excursionou pelos Estados Unidos com Sérgio Mendes e seu grupo “Brasil 65” e mais Chico Batera, Jorge Ben, Wanda Sá e Tião Neto. O grupo gravou dois discos. Seguiu depois para a Europa como solista de um grupo formado pelo Itamaraty, para divulgar a música popular brasileira no exterior, apresentando-se em 24 países europeus. Rosinha passou também uma temporada em Paris, com uma bolsa de estudos da Embaixada da França. Em 1967, foi a violonista do show Comigo me desavim, de Maria Bethânia.
Depois de sucessivas viagens e apresentações na URSS, Israel, Suíça, Itália, Portugal e países africanos, voltou ao Brasil em 1970 e engajou-se em movimentos de valorização da música instrumental do Brasil.
A artista retornou ao Brasil em 1971 e passou a produzir discos de Martinho da Vila, participando de seus quatro LPs. Também produziu discos, dos quais participou igualmente como instrumentista, Nara Leão, Maria Bethânia e Miúcha, entre outros, e trabalhou com grandes nomes da música internacional, como o saxofonista Stan Getz e a cantora Sarah Vaughn. Depois voltou para a França.
De volta ao Brasil em 1974, organizou uma banda que teve várias formações e contou com a participação de artistas como o pianista João Donato, o flautista Copinha e as cantoras Ivone Lara e Miúcha. Por sua atuação, ganhou um prêmio da Ordem dos Músicos do Brasil. Nos anos seguintes apresentou-se em diversos shows, ao lado de sua banda ou sozinha e acompanhando outros artistas. Gravou mais de uma dezena de LPs, editados no Brasil, EUA, Alemanha e França, por várias gravadoras, entre as quais RCA, Odeon, Forma, Pacific Jazz e Barclay.
Um dos momentos marcantes de suas gravações foi Violões em Dois Estilos, gravado com Waltel Branco, pela Som Livre (1980), com repertório bastante eclético, com faixas como “Porto das Flores” (de sua autoria), “Asa Branca” (de Luís Gonzaga e Humberto Teixeira), “Morena do mar” (de Dorival Caymmi), “Ponteio” (W. Blanco), “Minueto e Prelúdio nº 13” (J. S. Bach).
Quando sofreu a parada cardíaca (1992) que lhe causou uma lesão cerebral e a deixou em coma, ela estava de férias no Brasil. Desde então, Rosinha permaneceu em estado vegetativo e foi levada de volta para Valença. Dois anos após entrar em coma, um grupo de artistas realizou um show beneficente no Canecão para ajudar a custear suas despesas médicas.
Últimos anos
Desde então, diversos shows-tributo foram organizados por amigos e familiares para ajudar a custear o tratamento da violonista. Os primeiros oito anos em que permaneceu em coma passou-os na casa da irmã mais velha, Mariló e, após o falecimento desta, ficou aos cuidados de outra irmã, Maria das Graças, em um bairro humilde de Valença, na companhia de alguns parentes, como seu tio Finzinho e seu primo Marcos Aurélio, militar e também músico. Após 12 anos em coma, uma das mais destacadas instrumentistas da Bossa Nova foi internada no Hospital Escola Luiz Giosef Jannuzzi, onde morreu no dia seguinte, em junho (2004), aos 62 anos, de insuficiência respiratória, em sua cidade natal, Valença, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Seu corpo foi enterrado no cemitério Riachuelo, no centro de Valença.
Morte
Rosinha de Valença ficou doze anos em estado de coma. Ela vivia em estado vegetativo desde 1992, quando uma parada cardíaca provocou uma lesão permanente no cérebro da violonista. Dois anos após entrar em coma, um grupo de artistas realizou um show beneficente no Canecão para ajudar a custear as despesas médicas da violonista. Foi uma das várias apresentações realizadas para ajudar e manter a memória da artista. Os primeiros oito anos do coma Rosinha passou na casa da irmã mais velha, Mariló, que morreu. Depois disso, a violonista passou a morar com a irmã mais nova, Maria das Graças, em um bairro humilde de Valença. Afinal, numa quinta-feira, 10 de junho de 2004, a violonista morre, por insuficiência respiratória, aos 62 anos, em sua cidade natal. Na noite de quarta-feira, fora internada no Hospital Escola Luiz Giosef Jannuzzi, onde morreu na primeira hora do dia seguinte.
Em 2002, durante entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a irmã da instrumentista contou que sofria muito em vê-la imobilizada, movendo apenas os olhos. Mas, ainda que a Justiça permitisse, descartou a possibilidade de eutanásia.
Discografia
- 2004 Namorando a Rosa • Quitanda/Biscoito Fino • CD – Tributo.
- 1990 Rosinha de Valença & Flavio Faria (feat. Toots Thielemans) (Iris Music)
- 1983 Encontro das águas • Espaço Produções Artísticas Ltda.• LP
- 1980 Violões em dois estilos. Rosinha de Valença e Waltel Blanco • Som Livre • LP
- 1977 Sivuca e Rosinha de Valença ao vivo • RCA Pure Gold • LP
- 1976 Cheiro de mato • EMI-Odeon • LP
- 1975 Rosinha de Valença e banda ao vivo • Odeon • LP
- 1973 Rosinha de Valença • Som Livre • LP
- 1971 Um violão em primeiro plano • RCA Victor • LP
- 1970 Rosinha de Valença apresenta Ipanema beat • RCA Victor • LP
- 1966 Rosinha de Valença ao vivo • Forma • LP
- 1965 In person at El Matador. Sergio Mendes & Brasil’ 65 • Atlantic/Fermata
- 1965 Brasil’ 65-Wanda de Sah featuring The Sergio Mendes Trio • Capitol • LP
- 1963 Apresentando Rosinha de Valença • Elenco • LP
Rosinha De Valença – Apresentando – 1963
Selo: | Elenco – ME-16 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album, Mono |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Jazz, Latin |
Estilo: | Bossa Nova |
Lista de faixas
A1 | Tristeza Em Mim ( Mauro Tavares, José Guimarães*) | 2:45 | |
A2 | Tema Do Boneco De Palha ( Sivan Castelo Neto, Vera Brasil*) | 2:53 | |
A3 | Ela É Carioca (A. C. Jobim*, Vinicius De Moraes) | 2:53 | |
A4 | Praça 11 (Grande Otelo, H. Martins*) Trombone (Nelsinho) | 2:52 | |
A5 | Com Que Roupa (Noel Rosa) | 2:17 | |
B1 | Consolação (Baden*, Vinicius*) | 3:35 | |
B2 | Até Londres (Scat – Rosinha*) (Scat, Written-By – Oscar Castro Neves*) | 1:58 | |
B3 | Atirei O Pau No Gato Arranged By – Oscar Castro Neves* | 1:48 | |
B4 | Estrada Do Nada (Billy Blanco) | 2:27 | |
B5 | Minha Saudade (Donato*, J. Gilberto*) | 2:10 |
Companhias, etc.
- Fabricado por – RCA Eletrônica Brasileira S.A.
Créditos
- Contrabass – Sergio*
- Directed By, Arranged By, Piano, Organ, Guitar – Oscar Castro Neves*
- Drums – Doum*
- Flute – Jorginho*
- Liner Notes – Sérgio Porto
- Producer – Aloysio De Oliveira
Download:
https://mega.nz/file/9pAxzBCJ#b11eL8o8muRBIWoMAK_Qy7qBEIUTkuGfwsLsuV_jYEY
Rosinha De Valença – Ao Vivo – 1966
Selo: | Forma (2) – 103 VDL |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Jazz, Latin |
Estilo: | Bossa Nova |
Lista de faixas
Ocultar créditos
A1 | Upa’ Negrinho (Edú Lôbo*, G. Guarnieri*) | 3:30 | |
A2 | Uma Noite No Hawai (Codó) | 1:43 | |
A3 | Carinhoso (João De Barro, Pixinguinha) | 2:30 | |
A4 | Lamento (Pixinguinha, Vinicius De Moraes) | 3:07 | |
A5 | Tema Para Luizinho (Murillo Pessóa*) | 2:25 | |
A6 | Você É Um Colosso (Noel Rosa) | 2:13 | |
B1 | Vou Pra Valença (Rosinha De Valença) | 2:30 | |
B2 | Fogo Na Roca (Codó) | 1:56 | |
B3 | Curta Metragem (Arnaldo Costa (2), Mauricio Einhorn) | 3:20 | |
B4 | Doce De Côco (Jacob Bittencourt) | 2:43 | |
B5 | Agua De Beber (A. C. Jobim*, Vinicius De Moraes) | 2:27 | |
B6 | Acalanto (Dorival Caymmi) | 3:03 |
Companhias, etc.
- Fabricado por – Companhia Brasileira De Discos
Créditos
- Acoustic Guitar – Roberto Canellas (faixas: A3, A5)
- Clarinet, Alto Saxophone – Paulo Moura
- Contrabass – Dório*
- Cover – Wadi Gebara Netto
- Cover [Back Cover], Liner Notes – Sérgio Porto
- Drums – Edson Machado*
- Music Director, Acoustic Guitar [Solos] – Rosinha de Valença
- Photography By – Paulo Lorgus
- Piano – Osmar Milito
- Producer [Show] – Guilherme Araujo
- Technician [Recording] – Célio Martins
Download:
https://mega.nz/file/A4hFwSqB#tQS9EWArvVN5onEqsjSPnOBaJG2cAjYk5GMkCUO31gU
Rosinha de Valença – Ipanema Beat – 1970
Selo: | RCA Victor – BBL-1525 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album, Mono |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Jazz, Rock, Latin, Funk / Soul |
Estilo: | Soul-Jazz, Mod, Rhythm & Blues, Bossa Nova |
Lista de faixas
A1 | Sitting (Bobby Emmons) | |
A2 | Isole Natale (Brian Auger) | |
A3 | Je T’Aime Moi Non Plus (Serge Gainsbourg) | |
A4 | Mercy, Mercy, Mercy (Joe Zawinul) | |
A5 | Rosinha’s Mood (Rosinha de Valença) | |
B1 | A Whiter Shade Of Pale (Keith Reid) | |
B2 | Sunshine Superman (Donovan) | |
B3 | Bossa Na Praia (Pery Ribeiro) | |
B4 | ”T” Bone SteakWritten (Jimmy Smith) | |
B5 | Forever Yet Forever (Duncan Mackay) |
Companhias, etc.
- Fabricado por – RCA S.A. (3)
- Gravado Em – Gallo Recording Studios
Créditos
- Contrabass – Bernardo Bernstein
- Cover – Joselito (3)
- Drums – Hilton Leite
- Guitar – Rosinha de Valença
- Organ – Duncan Mackay
Download:
https://mega.nz/file/kpBnhDzI#FAfMukaAfSZT5uGNxmVBulwPdEQAqHS-edfflLqXZso
Rosinha De Valença – Kuela – Compacto – 1970
Selo: | RCA Victor – 3321 |
---|---|
Formato: | Vinil, 7″, 33 ⅓ RPM, Single |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Latin, Funk / Soul |
Estilo: | MPB, Soul |
Lista de faixas
A | Kuela | |
B | Down |
Créditos
- Composed By – Rosinha de Valença
Download:
https://mega.nz/file/U5hmHJIS#NotmoO0DWb0ymTEOmJocLt3CvaVY3iT60obeK_W6PKY
Rosinha De Valença – Um Violão Em Primeiro Plano – 1971
Selo: | RCA Victor – BSL-1527 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Latin, Folk, World, & Country |
Estilo: | MPB |
Lista de faixas
Ocultar créditos
A1 | Asa Branca (Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga) | 4:03 | |
A2 | London, LondonWritten (Caetano Veloso) | 2:46 | |
A3 | Mudei De Idéia (Antônio Carlos-Jocafi*) | 2:05 | |
A4 | Zanzibar (Edu Lôbo*) | 2:16 | |
A5 | Boi Ta-Tá (Eugênio Malta, Messias Dos Santos) | 2:27 | |
A6 | Marinheiro Só (Caetano Veloso) | 2:38 | |
B1 | Summertime (DuBose Heyward, George Gershwin) | 3:03 | |
B2 | De Conversa Em Conversa (Haroldo Barbosa, Lúcio Alves) | 1:54 | |
B3 | One O’Clock Last Morning (Gilberto Gil) | 2:40 | |
B4 | Samba Da Minha Terra (Dorival Caymmi) | 2:14 | |
B5 | Concierto De Aranjuez (Joaquim Rodrigo Vidre*) | 2:46 | |
B6 | Tema Espanhol (Rosinha De Valença) | 3:30 |
Companhias, etc.
- Fabricado por – RCA S.A. Eletrônica
Créditos
- Coordinator [Coordenação Artistica] – Luís Wagner*
- Layout – Joselito (3)
- Producer [Direção Artistica] – João Costa Netto*
Download:
https://mega.nz/file/h4QVwQLb#BwyHRkSWsM8UdVN2u__GoDaj_6xPIxFrKFvMIjrTDGA
Rosinha De Valença – 1973
Selo: | Som Livre – 403.6029 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Jazz, Latin, Folk, World, & Country |
Estilo: | Latin Jazz, MPB |
Lista de faixas
Ocultar créditos
A1 | Caboclo Ubiratan Adapted By – Rosinha de Valença | |
A2 | Valsa De Euridice (Vinicius De Moraes) | |
A3 | Bala Com Bala (Aldir Blanc, João Bosco) | |
A4 | After Sunrise (Oscar Castro Neves*, Sebastião Neto) | |
A5 | Asa Branca (Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga) | |
B1 | Araponga (Rosinha de Valença) | |
B2 | Xaxado Pra Espantar Tristeza (Marilia Medalha) | |
B3 | Cuica (Rosinha de Valença) | |
B4 | Porto Das Flores (Rosinha de Valença) | |
B5 | Morena Do Mar (Dorival Caymmi) |
Companhias, etc.
- Gravadora – SIGLA – Sistema Globo De Gravações Audiovisuais Ltda.
- Fabricado por – Indústrias Elétricas E Musicais Fábrica Odeon S.A.
- Distribuído por – Indústrias Elétricas E Musicais Fábrica Odeon S.A.
- Gravado Por – Som Livre
- Gravado Por – Barclay
- Gravado Em – Studio Somil
Créditos
- Coordinator – João Araujo
- Photography By – Yann*
- Producer – João Mello
Download:
https://mega.nz/file/1kQ1EDqS#oSdXb_v7eEoTbW_bIPz6sTnpfUn7zWXpQA9kjeNI4pc
Rosinha De Valença E Banda – Ao Vivo – 1975
Selo: | Odeon – SMOFB-3866 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Jazz, Latin, Folk, World, & Country |
Estilo: | MPB, Bossa Nova, Latin Jazz |
Lista de faixas
Ocultar créditos
A1 | Araponga (Rosinha de Valença) | ||
A2 | Testamento De Sambista (Alberto Maia, Raul Marques (2)) | ||
A3 | De Amor Eu Morrerei (Anastácia, Dominguinhos) | ||
A4 | 4 De Dezembro (Sueli Costa) | ||
A5a | With A Little Help From My (Lennon-McCartney) | ||
A5b | Fiz A Cama Na Varanda (Dilú Mello, Ovídio Chaves*) | ||
A5c | O Meu Boi Morreu Adapted By – Rosinha de Valença | ||
A5d | Pegui Um “Ita” No Norte (Dorival Caymmi) | ||
A5e | Prenda Minha (Rosinha de Valença) | ||
B1 | Tema Espanhol (Rosinha de Valença) | ||
B2 | Foi Deus (Alberto Janes*) | ||
B3 | Uirapuru (Arthur Laranjeira, Rosinha de Valença) | ||
B4 | Saudades De Matão (Jorge Galati, Raul Torres (2)) | ||
B5 | Brasileirinho (Waldir Azevedo) |
Companhias, etc.
- Gravadora – Indústrias Elétricas E Musicais Fábrica Odeon S.A.
- Phonographic Copyright ℗ – Odeon – Brasil
Créditos
- Acoustic Guitar – Rosinha de Valença
- Arranged By – Maestro Oberdan Magalhães* (faixas: B5), Rosinha* (faixas: A1 to B4)
- Backing Vocals – Ivone Lara*, Miucha Buarque De Hollanda*, Thelma (4)
- Drums – Tuti*
- Flute – Copinha, Franklin*
- Flute, Saxophone – Oberdan*, Raul Mascarenhas Jr.*
- Guitar – Frederiko
- Bass – Rubão Sabino
- Layout – Joel Cocchiararo
- Liner Notes – Jacques Lubin, John William Hardy
- Percussion – Alberto Das Neves
- Photography By – Thereza Eugenia
- Piano – Helvius Vilella*, João Donato (faixas: B2)
- Producer – Arthur Laranjeiras
- Trumpet – Celinho
Download:
https://mega.nz/file/x8pXnTJa#ap7FwXuZsWfQzq74Dgfu6ynX93ihGwMyfd5APDCNgtQ
Rosinha de Valença – Cheiro de Mato – 1976
Selo: | Odeon – SMOFB 3920 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album, Stereo |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Latin, Folk, World, & Country |
Estilo: | Samba, Bossanova, MPB |
Lista de faixas
A1 | Os Grilos São Astros Accordion – Sivuca Bass – Jamil Joanes Classical Guitar, Arranged By – Perinho Albuquerque Composed By, Vocals, Classical Guitar – Rosinha de Valença Coro – Sueli Costa Drums – Papão Percussion – Chico Batera | 3:41 | |
A2 | Meus Zelos Accordion – Sivuca Bass – Jamil* Classical Guitar, Arranged By – Perinho Albuquerque Composed By, Vocals, Classical Guitar – Rosinha de Valença Drums – Papão Percussion – Chico Batera | 3:24 | |
A3 | Maria Lua Arranged By – Perinho Albuquerque Classical Guitar – Perinho* Composed By, Vocals, Classical Guitar [Solo] – Rosinha de ValençaCoro – Sueli Costa Electric Piano – Sivuca Marimba – Chico Batera | 2:25 | |
A4 | Cabocla Jurema/Xangô Arranged By – Perinho* Arranged By [Coros] – Jamil Joanes Arranged By, Adapted By, Vocals, Classical Guitar – Rosinha de Valença Classical Guitar – Jorge Olmos Congas – Geraldo Bongô, Noel Canelinha Coro – Sueli Costa | 3:13 | |
A5 | Usina de PrataArranged By – Célia Vaz Bass – Luizão Composed By, Vocals, Classical Guitar [Solo], Classical Guitar – Rosinha de Valença Drums – Papão Flute – Raulzinho Mascarenhas* | 2:52 | |
B1 | Pedacinho Do Céu Arranged By [Strings & Flutes] – Francis Hime Bass – Jamil Joanes Cavaquinho – Mané Do Cavaco Classical Guitar [Solo] – Rosinha de Valença Classical Guitar, Viola, Arranged By – Chiquito Braga Composed By – Miguel Lima (2), Waldir Azevedo | 3:01 | |
B2 | Vila de Santa Tereza Arranged By – Perinho Albuquerque Arranged By [Flute], Conductor – Célia Vaz Backing Vocals – Sueli Costa Bass – Jamil* Classical Guitar – Perinho* Composed By – Elisa MarinaComposed By, Vocals, Classical Guitar [Solo] – Rosinha de Valença Congas – Carlinhos Do Pandeiro* Drums – Papão Electric Piano – João Donato Flute – Cacau, Copinha, Mauro Senise, Raulzinho Mascarenhas* Viola – Jorge Osmar | 3:24 | |
B3 | Chuá, Chuá Accordion – Sivuca Bass – Jamil Joanes Classical Guitar [Solo] – Rosinha de Valença Classical Guitar, Arranged By – Perinho Albuquerque Composed By – Ari Pavão, Pedro de Sá Pereira | 3:00 | |
B4 | Paisagem Classical Guitar [Solo] – Rosinha de Valença Classical Guitar, Arranged By – Chiquito Braga Composed By – Hamilton Costa Classical Guitar [Solo] – Rosinha de Valença Classical Guitar, Arranged By – Chiquito Braga Composed By – Hamilton Costa | 2:43 | |
B5 | Movimento Da Vida Arranged By [Strings] – Francis Hime Bass – Jamil Joanes Classical Guitar [Solo] – Rosinha de Valença Composed By, Classical Guitar – Sueli Costa Viola, Arranged By – Chiquito Braga | 2:00 |
Companhias, etc.
- Gravadora – EMI-Odeon Fonográfica, Industrial E Eletrônica S.A.
- Phonographic Copyright ℗ – EMI-Odeon Brasil
Créditos
- Cover – Elifas Andreato
- Executive-Producer – Martinho Da Vila
- Mastered By – Osmar Furtado
- Producer – Mariozinho Rocha, Milton Miranda
- Technician [Recording] – Serginho (10), Toninho (7)
- Technician [Remixing] – Nivaldo Duarte
Notas
Includes lyrics-insert
Download:
https://mega.nz/file/txoUGJbR#wJDPwA3fTIDJN9iYtjR6qU3orDyyaTz3CRP5OQDjCfY
Sivuca & Rosinha de Valença – Gravado Ao Vivo – 1977
Selo: | RCA – 107.0269 |
---|---|
Formato: | Vinil, LP, Album |
País: | Brazil |
Lançado: | |
Gênero: | Jazz, Funk / Soul, Folk, World, & Country |
Estilo: | Jazz-Rock, Bossanova, MPB, Latin Jazz |
Lista de faixas
Ocultar créditos
A1 | Sivuca– | Homenagem À Velha Guarda (Sivuca) | 3:15 |
A2a | Sivuca– | Quando Me Lembro Luperce Miranda) | |
A2b | Sivuca– | Vassourinha (Joana Batista Ramos, Matias Da Rocha*) | 10:18 |
A3 | Sivuca– | Reunião De Tristeza (Sivuca) | 2:40 |
A4 | Sivuca– | Feira De Mangaio (Glorinha Gadelha, Sivuca) | 2:32 |
B1 | Sivuca & Rosinha de Valença– | Asa Branca (Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga) | 7:32 |
B2 | Sivuca– | Adeus, Maria Fulô Tenor Saxophone – Raul Mascarenhas Written-By – Humberto Teixeira, Sivuca | 4:52 |
B3 | Sivuca & Rosinha de Valença– | Lamento (Pixinguinha, Vinicius De Moraes) | 3:08 |
B4 | Rosinha de Valença– | Tema Do Boneco De Palha (Silvan Castelo Neto*, Vera Brasil*) | 3:37 |
Companhias, etc.
- Gravadora – RCA Eletrônica Ltda.
- Fabricado por – RCA Eletrônica Ltda.
- Gravado Em – Teatro João Caetano
Créditos
- Art Direction – Ney Tavora
- Contrabass – Jamil Joanes
- Coordinator [Artistic And Studio Direction] – Sérgio Cabral
- Coordinator [Music Show] – Albino Pinheiro
- Creative Director – Durval Ferreira
- Drums – Luiz Carlos*
- Flute, Tenor Saxophone – Raul Mascarenhas
- Lacquer Cut By – José Oswaldo Martins, Pedro Fontanari Filho
- Mixed By – Nestor Vitiritti
- Percussion – Darcy (5)
- Photography By – Ivan Klingen
- Recorded By [External Team] – Luiz Carlos T. Reis, Solon Do Vale
Notas
Gravado Ao Vivo
Espetáculo Das Seis E Meia –
Teatro Joâo Caetano – Rio
Label Side A: RCA Disco De Ouro
Label Side B: RCA Pure Gold
(P) 1977
Download:
https://mega.nz/file/J8ZHRZYD#_Pbbooit_4gDu1qmPri1u8I7OBspobQXNhjTO-FjPeQ
Abaixo uma compilação de vídeos ao vivo da mestra em várias fases.
Longevidade meu mano!
Agradecemos o zelo para com nossa música e toda pesquisa.
Só vamo!
LikeLike